"Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias."

- Pablo Neruda

terça-feira, 24 de junho de 2008

O Homem é uma parte da natureza, não algo que contraste com ela.

Seus pensamentos e movimentos corporais seguem as mesmas leis que descrevem os deslocamentos de estrelas e átomos. O mundo físico é grande comparado ao homem – maior do que se pensava à época de Dante, mas não tão grande quanto parecia 100 anos atrás. Em todos os sentidos, tanto no micro como no macrocosmo, a ciência parece estar atingindo limites. Acredita-se que a matéria consista de elétrons e prótons, os quais são finitos em tamanho e em número. É provável que suas transformações não sejam continuas, mas ocorram aos saltos, estes, padrões. Ao que parece, as leias que governam essas transformações podem ser resumidas em um pequeno número de princípios bastante gerais, que determinam o passado e o futuro do mundo no momento em que se conhece uma pequena parte qualquer de sua historia.

Logo, a ciência física está se aproximando do estágio em que se tornará completa e, portanto, desinteressante. Dados os padrões de que são saltos e constantes os deslocamentos o resto é meramente geografia. A soma destes fatos geográficos é possivelmente finita; em teoria eles poderiam ser anotados num grande livro e mantidos em Somerset House, junto com uma maquina de calcular que sempre que girada, possibilitaria a descoberta de acontecimentos não registrados.

5 comentários:

Anônimo disse...

Guidoo
Olhaa eu li tah!.
ee mto interessante esse texto!
Show msm.

loUgan disse...

Sim... a o estudo ciência física um dia se findará, mas isso demanda tempo e outra percepção. Acredito que o físico se complementa com algo mais além, algo espiritual.
Um espiritual sem nada de teorias, "achismos" de dogmas religiosos, fundamentos e derivados de [in]certezas; uma consciencia humana muito simples, porém dificil de se alcançar.


Mas voltando "com os pés no chão"..., pergunto: Você já assistiu um documentário denominado "Quem somos nos?" sobre física quantica? ( em inglês: What the Bleep Do We Know!? ), recomendo.

Um link para uma cena sobre dimensões: http://www.youtube.com/watch?v=QKF-tvRV6AI

Suzana disse...

Oi, bunito!!
Tá muito legal seu weblog!
Vc, como sempre, com suas frases profundas! ^^
tá show de bola! xD
coloquei pra acompanhar os comentários por e-mail, que aí fica mais fácil...
beijoos

Denise disse...

Que Texto Ótimoo!
salvei seu blog no meu! o/


amo tu, msm vc passando 1 ano sem falar comigo no msn! hahahahaha

;*

Kael disse...

Para mim não é novidade que todos esses textos sejam ÓTIMOS textos! Foram escrevidos por uma pessoa totalmente especial "Gui"

Você! sempre com certas palavras e sempre com certas frases que encantam o nosso coração! *-*

Seu Blog tem textos tão interessantes que as vezes eu perco a minha noite para ler as suas palavras! 'palavras verdadeiras' e de sentimentos...

MUITO BEM!

'irmãozinho, tu estas sempre no meu coração' <33